É possível saber que edifícios estão preparados para um sismo? Sim, mas não é fácil

Especialistas referem que saber qual é o comportamento sísmico do parque habitacional de uma cidade como Lisboa é um processo complexo. Como se pode saber se o prédio onde se vive está preparado?

Foto
De forma rigorosa, é difícil saber quantos edifícios estão, de facto, preparados para resistir a sismos Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
08:42

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O sismo sentido por milhares de pessoas em Portugal na semana passada foi um alerta e veio com questões: de que forma estão os nossos prédios preparados, ou não, para resistirem a sismos? E é possível ter um retrato geral de quantos deles estão mesmo prontos? Especialistas em engenharia sísmica dizem que é possível saber que edifícios estão preparados, mas que, de forma rigorosa, apenas se pode fazer uma análise caso a caso – sem dar números gerais. Alertam ainda para a importância da fiscalização ou revisão de projectos como os das reabilitações.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.