Vuelta: Soler vence em Covadonga, vermelha de O’Connor presa por 5 segundos

Etapa mítica ditou o abandono de Wout van Aert e acabou com Primoz Roglic a “cheirar” o recorde de Roberto Heras.

Foto
Wout van Aert abandonou a Vuelta JAVIER LIZON / EPA
Ouça este artigo
00:00
02:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O espanhol Marc Soler (Emirates) venceu esta terça-feira a 16.ª etapa da Volta a Espanha, uma tirada de 181,5 km iniciada em Luanco, que levou o pelotão aos céus das Astúrias, aos míticos Lagos de Covadonga, nos Picos de Europa, onde o australiano Ben O'Connor (AG2R), há dez dias de vermelho, conservou a camisola de líder por cinco segundos.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) entrou no último quilómetro como líder virtual, mas O'Connor, depois de ter perdido o contacto com os candidatos ao pódio, recuperou o tempo suficiente para continuar na frente da classificação geral.

Uma margem muito curta, que pode até nem resistir até ao contra-relógio de Madrid, com Roglic a sentir o cheiro do recorde de quatro triunfos na Vuelta de Roberto Heras. Não fosse a penalização de 20 segundos da 15.ª etapa, o esloveno já era o líder.

Depois do segundo dia de descanso, os ciclistas enfrentaram uma das etapas mais temidas pelo pelotão, que acabou por ser de absoluto êxtase (à chuva) para Marc Soler, três vezes terceiro classificado em etapas da prova (10.ª, 12.ª e 13.ª), que assim conseguiu o triunfo que tanto perseguiu na segunda semana da Vuelta.

Escapado com mais 11 ciclistas no início da última escalada (de categoria especial), e depois de ter cedido algum terreno para a dupla que discutiu a vitória na etapa, Soler superiorizou-se nos três últimos quilómetros a Filippo Zana (Jayco) e a Max Poole (DSM), cortando a meta após 4h44m46s, 18 segundos à frente do italiano e 23 segundos antes de Poole, com Jay Vine já a 57 segundos.

Os homens da geral chegaram 3m54 segundos depois, com Enric Mas, Richard Carapaz e Primoz Roglic juntos. O'Connor foi 20.º a 4m52s do vencedor.

Van Aert abandona após queda

Líder da classificação por pontos e da montanha, vencedor de três etapas (3.ª, 7.ª e 10.ª) na 79.ª edição da Vuelta, o belga Wout van Aert (Visma) sofreu uma queda a cerca de 50 quilómetros do fim, na descida de Collada Llomena - onde somou os dez pontos da segunda escalada de primeira categoria do dia - e teve de abandonar.

Van Aert, que já tinha sido o primeiro no Mirador del Fito (1.ª categoria), caiu juntamente com Felix Engelhardt (Jayco) e Isaac Del Toro (Emirates), tendo sido o mais afectado pelo incidente que permitiu ao ciclista mexicano da UAE seguir com os fugitivos e levou o alemão a ser alcançado pelo grupo do camisola vermelha, que seguia a mais de seis minutos dos 12 ciclistas da frente da corrida.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários