E o prémio para o melhor tomate do Douro vai para António Manuel Pina

Em 2015 eram oito concorrentes e uns 50 convidados. Na última sexta-feira estiveram 25 produtores e 250 pessoas nos jardins da Casa de Mateus. A grande festa do Douro faz-se com tomate.

Foto
António Manuel Pina, da Casa Quinta de Ferreiro, venceu o concurso do melhor tomate-coração-de-boi-do-douro do ano Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
06:33

Usemos a cultura do vinho do Porto para registar que, este ano, em matéria de tomate-coração-de-boi, não houve declaração de Porto Vintage clássico, mas sim de Vintage de Quinta. No geral, faltou ao tomate-coração-de-boi-do-douro mais doçura, mas de uma ou de outra quinta provaram-se tomates de categoria. Quem foi o culpado? O suspeito do costume: o tempo, que foi fraquinho em matéria de calor constante nos meses de Junho e Julho. Os tomateiros são umas princesas no trato. Sem calor forte, não dão frutos que nos fazem levitar. É a vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.