Kiarostami no Inverno: 24 Frames

24 Frames é a derradeira obra de Abbas Kiarostami, cineasta que morreu em 2016. Este é também o seu filme mais radicalmente conceptual.

Foto
O que decide a beleza de 24 Frames está na tonalidade invernal da maior parte das suas imagens
Ouça este artigo
00:00
04:34

Quando morreu, em 2016, Abbas Kiarostami era praticamente um cineasta em exílio profissional, que não filmava uma longa-metragem no Irão há quase dez anos (Shirin, de 2008), e fizera as suas duas derradeiras ficções (Cópia Conforme e Like Someone in Love) em Itália e no Japão, respectivamente. Era também, desde os anos 2000, um cineasta cada vez mais atraído pelo cinema como “arte conceptual”, não-narrativa, materialista, geradora de objectos que se colocavam, e várias vezes a cruzavam, na fronteira entre o que é para ser visto, muito classicamente, em sala de cinema, e o que é para ser “exposto” em galerias, em instalações.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.