Kate Middleton volta a surgir em público, desta vez na Escócia

A princesa de Gales tem estado ausente dos deveres reais desde o início do ano, quando anunciou que estava a fazer quimioterapia preventiva. Neste domingo, foi à missa com a família em Balmoral.

Foto
A última vez que Kate tinha sido vista em público foi no torneio de Wimbledon em Julho Paul Childs/Reuters
Ouça este artigo
00:00
02:33

Kate Middleton tem estado afastada dos deveres reais desde o início do ano e cada aparição é motivo de notícia. Neste domingo, a princesa de Gales surgiu em público pela terceira vez desde que foi diagnosticada com cancro para acompanhar a família real à missa junto ao Castelo de Balmoral, na Escócia.

Kate e William foram fotografados pelos paparazzi as imagens foram publicadas pelo Daily Mail — no carro a chegar à igreja de Crathie Kirk, perto do Castelo de Balmoral, onde a família real passa tradicionalmente as férias de Verão (foi lá que morreu Isabel II em Setembro de 2022).

O filho mais velho, o príncipe George, de 11 anos, acompanha os pais, sentado no banco de trás. Nas imagens, é possível ver Kate a usar um chapéu castanho com uma pena e um casaco bege em tartan, a combinar com o peculiar Verão escocês.

Além dos príncipes de Gales, também Carlos III e a rainha Camila foram fotografados na chegada à igreja, acompanhados do príncipe Eduardo e da mulher, Sofia, com o filho de ambos, James, de 16 anos. O marido da princesa Ana, Tim Laurence, também acompanhou a família, apesar da notável ausência da filha de Isabel II.

Ainda que a ida à igreja em família seja banal para o clã Windsor, neste domingo foi notícia nos jornais britânica pela presença de Kate Middleton, que continua ausente dos deveres reais. Em Junho deste ano, a parada Trooping the Colour marcou a primeira aparição oficial da princesa de Gales desde o início dos tratamentos. “Estou a fazer bons progressos, mas como qualquer pessoa que esteja a fazer quimioterapia sabe, há dias bons e dias maus”, justificou então, adiantando que os tratamentos para o cancro iriam continuar “mais alguns meses”.

Desconhece-se quanto tempo de tratamento ainda será necessário, mas não há data para o regresso da princesa ao trabalho — a agenda no site da família real está em branco. Em Julho, Kate foi recebida no campeonato de ténis de Wimbledon com uma ovação de pé assim que chegou ao camarote real. Recentemente, participou também num vídeo para dar os parabéns aos atletas britânicos pelo desempenho nos Jogos Olímpicos.

Não se sabe qual é o tipo de cancro da futura rainha, que anunciou o diagnóstico a 22 de Março com um vídeo nas redes sociais, onde dizia estar a fazer “quimioterapia preventiva”, depois de uma cirurgia abdominal ter revelado “a presença de cancro”.

A ausência de Kate durante este ano coincidiu ainda com o diagnóstico de cancro de Carlos III, anunciado em Fevereiro. O rei esteve algum tempo afastado da agenda pública para ser tratado, mas manteve funções. Não se sabe qual o estado de saúde actual do monarca, que tem cumprido muitos dos seus deveres públicos.

Sugerir correcção
Comentar