Nottingham Forest compra David Carmo ao FC Porto para emprestar ao Olympiacos
SAD portista encaixa 11 milhões de euros, com mais quatro milhões em variáveis, mas assume encargos de representação e mecanismo de solidariedade.
David Carmo está de regresso ao Olympiacos por empréstimo dos ingleses do Nottingham Forest, emblema que garantiu junto do FC Porto os direitos económicos por 15 milhões de euros, conforme anúncio feito pelos portistas.
A FC Porto SAD divulgou o acordo com o Nottingham Forest, já comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), para "a cedência a título definitivo dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos" de David Carmo "pelo valor total de 15 quinze milhões de euros, correspondentes a uma remuneração fixa de 11 milhões de euros acrescida de uma remuneração variável máxima de quatro milhões de euros".
O defesa-central, de 25 anos, assinou até 2029 com o Nottingham Forest, embora vá representar o Olympiacos, clube onde actuou na segunda metade de 2023/24 por cedência do FC Porto.
O acordo prevê um encaixe "de 10% de mais-valias numa futura na transferência", tendo o FC Porto assumido o pagamento relativo ao mecanismo de solidariedade e 5% sobre o valor da transferência com serviços de intermediação.
David Carmo chegou no Verão de 2022 ao FC Porto, que pagou ao Sp. Braga 20,3 milhões de euros, mas não se afirmou, tendo inclusive sido "despromovido" à equipa B devido a alegada conduta inadequada.