PSD contrata tiktoker. TikTok é a nova rede dos partidos para pescar jovens

A guerra pelos votos passou dos media tradicionais para as redes sociais e no TikTok quem for viral é “rei”. Com esse objectivo, os partidos estão a apostar cada vez mais nesta plataforma.

Foto
A social-democrata Ana Gabriela Cabilhas é um dos rostos políticos mais visíveis no TikTok Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
09:43

Em Portugal, 3,3 milhões de pessoas usam o TikTok. Em 2023, quase metade dos jovens portugueses estava lá. Por isso, e sem surpresas, é lá que políticos e partidos querem estar. Na Assembleia da República, os corredores são cada vez mais usados como cenários para vídeos destinados às redes sociais numa altura em que os partidos tentam rivalizar com o sucesso de André Ventura naquela plataforma. Uma aposta crescente que é transversal a todos os partidos parlamentares. Sinal disso mesmo, no último mês, a bancada do PSD contratou um tiktoker – Rui Lopo, de 23 anos – para assessorar o grupo parlamentar, mas que assume que boa parte do seu trabalho passará por melhorar o desempenho dos deputados sociais-democratas no TikTok.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.