Quem tem medo do TikTok?
Nos EUA, como na Europa, o debate crucial não é sobre a saúde mental. É sobre a segurança do Estado.
É um fenómeno. Nasceu como um nicho de dobragem de voz para um público infantil e é hoje uma das maiores redes sociais do mundo. O TikTok é detido pela tecnológica chinesa ByteDance. Foi lançado no mercado global, em 2017, sob o mesmo modelo do seu irmão Douyin, lançado, em 2016 no mercado chinês. Embora com diferenças, são irmãos gémeos: um funciona para a China, outro para o Ocidente. Hoje, está em 155 países e 39 idiomas. Em 2023, tinha no mercado global 1677 milhões de utilizadores mensais: 150 milhões nos EUA, 134 na UE e 100 na Indonésia, os três maiores mercados. O perfil etário dos utilizadores é muito jovem: a grande maioria pertence à chamada geração Z (63% tem entre dez e 29 anos). E é equilibrado no género, com ligeiro predomínio feminino (51%).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.