Polícia alemã detém jovem de 15 anos ligado ao ataque em festival

Autoridades detiveram um adolescente de 15 anos após o ataque com faca de sexta-feira à noite na Alemanha, mas este não será o autor do crime. Três pessoas morreram e oito ficaram feridas.

Foto
O ataque com arma branca perto de Dusseldord fez três mortos e cinco feridos graves Thilo Schmuelgen / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:35

A polícia alemã deteve um jovem de 15 anos por suspeitas de estar relacionado com o ataque de sexta-feira à noite num festival em Solingen, no Oeste da Alemanha, confirmaram as autoridades em conferência de imprensa. Várias armas brancas encontradas junto ao local do crime foram recolhidas para análise. Não se sabe ainda se foram realmente utilizadas no ataque, que o chefe da polícia, Markus Rohor, e o representante do Ministério Público de Dusseldorf​, Markus Casper, descreveram como "frenético".

O papel que este suspeito desempenhou no ataque ainda não é claro e a caça ao homem prossegue. O jovem de 15 anos terá sido detido depois de duas testemunhas afirmarem ter ouvido uma conversa entre ele e outra pessoa sobre o esfaqueamento. O adolescente não é considerado suspeito da autoria do crime, mas pode ser acusado por não ter denunciado às autoridades o plano para o ataque.

"Só sabemos que falou com uma pessoa, se essa pessoa era o agressor não temos a certeza", disse Markus Caspers, em conferência de imprensa este sábado. O procurador alemão não quis fornecer uma descrição do alegado autor do ataque, devido aos testemunhos contraditórios que foram recolhidos e à falta de clareza até agora do caso.

Segundo o chefe da polícia alemã, este ataque foi "muito direccionado" à garganta das vítimas, tal como já havia sido descrito por testemunhas no local, mas recusou-se a dar mais informações sobre o suspeito. Nenhuma das vítimas sobreviventes e das testemunhas do ataque disseram conhecer o suspeito.

As autoridades estão desde a noite de sexta-feira, 23 de Agosto, em busca do autor de um ataque com arma branca que resultou na morte de três pessoas. Oito pessoas ficaram feridas: quatro estão em estado crítico e duas em estado grave. De acordo com o relato dado por testemunhas à polícia, o suspeito fugiu do local após o ataque. Não se conhecem até ao momento as motivações do autor do crime, mas a polícia não exclui a possibilidade de terrorismo.

"Não há outro motivo aparente. As vítimas eram desconhecidas, sem parentesco. Por isso pensamos que é possível que tenha sido um acto terrorista", admitiu Markus Caspers. As vítimas mortais do ataque são dois homens, de 56 e 67 anos, e uma mulher de 56 anos.

Num comunicado citado pela BBC, a polícia de Dusseldorf, que está envolvida na investigação, confirmou que a detenção aconteceu "na sequência das buscas" relacionadas com o ataque de sexta-feira à noite. "Simultaneamente, uma série de medidas policiais estão a ser levadas a cabo, incluindo buscas em vários locais", adiantaram as autoridades. Entretanto, em conferência de imprensa, a polícia disse ter muitas provas para analisar nas próximas horas, tendo em conta a "brutalidade e complexidade" do ataque.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se "profundamente chocado" com o ataque e garantiu que o autor será punido “em toda a extensão” da lei. A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, deverá visitar o local este sábado. Com Lusa

Artigo alterado às 15h46 para apontar as dúvidas sobre o papel que o suspeito detido este sábado terá desempenhado no ataque.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários