Espanhóis já usam mais óleo de girassol do que azeite, cada vez mais caro
É a primeira vez na história que o consumo de óleo de girassol ultrapassa o consumo de azeite em Espanha, o maior produtor mundial do “ouro líquido”: preços de azeite aumentaram 50% em dois anos.
O óleo de girassol destronou o azeite como rei da cozinha em Espanha, o maior produtor mundial de azeite, à medida que o aumento dos preços obriga os consumidores a mudar para opções mais baratas (tal como em Portugal, que liderou o aumento de subida de preços de azeite em toda a UE - oiça o podcast PÚBLICO sobre o tema: Porque é que o azeite está tão caro? E pode continuar a subir?)
Os espanhóis compraram 107 milhões de litros de todos os tipos de azeite no primeiro semestre de 2024, em comparação com 179 milhões de litros de óleo de girassol, de acordo com a maior associação espanhola de engarrafamento de azeite, Anierac.
Até este ano, o azeite foi o óleo de cozinha mais popular nos lares espanhóis, representando 62% das vendas em volume em 2023, enquanto o óleo de girassol representou quase 34%, de acordo com o Ministério da Agricultura.
"É evidente que o consumo de azeite está a diminuir em Espanha", declarou Primitivo Fernandez, porta-voz da Anierac. "Há famílias que costumavam comprar apenas azeite e que, pela primeira vez, estão a comprar óleo de girassol e azeite", afirmou.
As vendas de azeite em volume diminuíram 18% em relação ao primeiro semestre de 2023, afirmou a Anierac. As vendas de óleo de girassol aumentaram 25% em relação ao ano passado, de acordo com dados oficiais.
Uma garrafa de óleo de girassol custou, em média, 1,86 euros (2,07 dólares) por litro no ano passado, enquanto os tipos de azeite mais caros custaram mais de 6 euros por litro, 50% mais do que em 2022, segundo dados oficiais.
A Espanha fornece habitualmente cerca de 40% do azeite mundial, mas as vagas de calor da Primavera e uma seca prolongada reduziram as colheitas de azeitona nos últimos dois anos, duplicando os preços do azeite para níveis recorde.
Esta situação fez com que o alimento básico da dieta mediterrânica ficasse fora do alcance das famílias pobres em Espanha, que estão a passar a utilizar mais óleo de girassol, de acordo com um relatório do Ministério da Agricultura sobre as tendências do consumo alimentar em 2023.
No final do ano passado, o azeite era consumido principalmente pelos agregados familiares das classes média e média-alta, refere o relatório.
No ano passado, garrafas de um litro de azeite extra-virgem eram vendidas por 14,50 euros (15,77 dólares) em alguns supermercados, o que as colocava na categoria de produtos que os retalhistas equipam com etiquetas de segurança.
Em Junho, o Governo espanhol reduziu o imposto sobre o valor acrescentado do azeite para o tornar mais acessível, apesar de os preços terem diminuído um pouco este ano.
A maior cadeia de supermercados espanhola, Mercadona, reduziu o preço do azeite em 25% este ano e esta semana está a oferecer garrafas de 1 litro abaixo de 7 euros para atrair clientes, disse uma fonte da empresa.