Gaza pressiona os democratas, dentro e fora da convenção de Chicago
Manifestação pró-palestiniana às portas da convenção democrata inaugura semana tensa em Chicago. Partido faz cedências limitadas a “delegados pelo cessar-fogo”.
Foram milhares, certamente, mas não as "dezenas de milhares" de manifestantes que uma coligação de movimentos pró-palestinianos prometeu trazer, esta segunda-feira, às imediações do perímetro de segurança da convenção do Partido Democrata em Chicago, repetindo-se a adesão aquém das expectativas registada numa manifestação semelhante realizada em Julho junto à convenção republicana em Milwaukee. Mas foi o primeiro protesto de grande dimensão numa semana que os activistas querem marcar com vários actos para forçar os democratas e a campanha de Kamala Harris a mudar a política de Washington em relação a Israel - há uma nova manifestação prometida para quinta-feira e um cerco ao consulado israelita anunciado por alguns grupos presentes em Chicago.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.