Linha Rosa poderia ajudar a tirar carros do centro, mas Porto não tem um plano claro

Transferência modal para o metro e mais espaço livre numa fase inicial podem transformar-se em aumento de pressão automóvel a médio prazo. Oposição dividida sobre eventuais medidas.

Foto
Rua dos Clérigos é um dos espaços já devolvidos pela Metro do Porto à cidade. Sem mudanças, o trânsito voltou em peso. Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
07:37

A reabertura da Rua dos Clérigos, no Porto, representou o regresso das filas de carros à via que liga a mais emblemática torre da cidade à Avenida dos Aliados. A rua esteve fechada dois anos, entre 2021 e 2023, por causa da construção da Linha Rosa do Metro do Porto, que vai aumentar a oferta de transporte público na zona.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.