Obras em Arrentela desvendam vestígios que terão sobrado do terramoto de 1755

Nas obras no passeio marítimo e núcleo antigo de Arrentela descobriram-se vestígios arqueológicos que ajudam a contar a história da povoação. Espera-se que possam vir a ser estudados.

seixal,historia,patrimonio,local,arqueologia,
Fotogaleria
Têm sido encontrados vestígios arqueológicos na requalificação dos espaços exteriores do núcleo urbano antigo de Arrentela Nuno Ferreira Santos
seixal,historia,patrimonio,local,arqueologia,
Fotogaleria
Arqueólogo Cézer Santos mostra estrutura que se julga ser anterior ao terramoto de 1755 Nuno Ferreira Santos
seixal,historia,patrimonio,local,arqueologia,
Fotogaleria
Obras têm o valor de 2,5 milhões de euros e foram financiadas pela Câmara do Seixal Nuno Ferreira Santos
seixal,historia,patrimonio,local,arqueologia,
Fotogaleria
Vestígios arqueológicos têm sido encontrados desde 2023 Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Desde os anos 50 do século XX que não se fazia uma intervenção deste género e dimensão em Arrentela Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:48

O cenário ainda é de obras na zona marginal em Arrentela. Com vista para o rio Tejo, entre o imenso pó e a indicação de desvios para os automóveis, Cézer Santos pede para olharmos para dentro de um extenso buraco. “Aqui está um muro que tem à volta de 1,30 metros de espessura”, aponta o arqueólogo do Ecomuseu Municipal do Seixal. Nas proximidades, há outras pedras e um tubo, mas a tal estrutura distingue-se pela sua dimensão. O arqueólogo pede ainda para observarmos as marcas de terra de duas valas já fechadas na estrada de alcatrão: ali foi encontrada uma outra estrutura que deverá ter uma ligação com aquela que observamos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.