Decidiu amputar parte de um dedo para poder participar nos Jogos

Um jogador australiano de hóquei em campo optou por amputar parte de um dedo para conseguir participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto
Matt Dawson preferiu amputar o dedo do que faltar aos Jogos Olímpicos AFP
Ouça este artigo
00:00
02:08

Há duas semanas, Matt Dawson, jogador australiano de hóquei em campo, treinava em Perth, na Austrália, e partiu de forma grave um dedo da mão direita. A recuperação seria demorada, teria de engessar a mão e não poderia participar nos Jogos Olímpicos. Por isso, amputou parte do dedo.

O problema seria complexo e a recuperação demoraria alguns meses, o que impediria o atleta de 30 anos de participar naqueles que, possivelmente, seriam os seus últimos Jogos Olímpicos da carreira. Se recorresse à amputação da falange direita, estaria apto para jogar 10 dias depois e foi isso que decidiu ainda no dia da lesão.

À imprensa australiana, o jogador admitiu que a lesão foi tão dolorosa que desmaiou quando olhou para o dedo. Ao embarcar rumo a França para o evento olímpico, Dawson garantiu ao Channel Seven que a decisão foi "bem informada e acompanhada por um cirurgião plástico".

Numa outra entrevista, no podcast Parlez Vous Hockey, o jogador assumiu estar "mais perto do fim da carreira do que do início" e, perante a possibilidade de esta ser a sua última participação nos Jogos Olímpicos, sabia que queria dar o seu melhor. "Se tirar parte do dedo fosse o preço a pagar, eu faria isso", disse.

O capitão da selecção australiana de hóquei em campo já se pronunciou sobre a decisão do colega e até com alguma naturalidade. "Ele passou uma vida inteira a fazer sacrifícios para competir ao mais alto nível. Isto foi uma decisão fácil", comentou Aran Zalewski.

Colin Batch, técnico da selecção australiana, também reconheceu que o acto foi uma demonstração do empenho do atleta para com a missão olímpica. Ainda assim, admitiu que se estivesse na mesma situação talvez não tivesse a mesma coragem.

A equipa de hóquei em campo australiana garantiu a prata em Tóquio 2020 (a Bélgica conseguiu o ouro) e estreia-se no evento de 2024 contra a Argentina, este sábado, 27 de Julho.

Portugal tem representação em 15 modalidades diferentes, mas não estará presente nas provas de hóquei em campo. Ao todo, a missão olímpica portuguesa leva 73 atletas.

Os Jogos Olímpicos acontecem de 26 de Julho a 11 de Agosto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários