Rafael Marques: um homem que agora “luta” pelas escolas primárias em Angola

Um dos mais conhecidos críticos do regime angolano na era José Eduardo dos Santos, tem-se ouvido menos com João Lourenço. Não quer dizer que não permaneça crítico, anda é mais empenhado na educação.

Foto
Rafael Marques lidera agora lidera o Ufolo – Centro de Estudos para a Boa Governação, criado em 2020 DR
Ouça este artigo
00:00
09:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Rafael Marques de Morais anda preocupado com a educação em Angola. Não é de agora que a sua acção cívica se concentre nesta importante questão para o futuro de um país jovem. Entre 1998 e 2004, quando dirigia a Open Society em Angola, lutou para que “o projecto principal fosse a educação primária”. Agora, que lidera o Ufolo – Centro de Estudos para a Boa Governação, criado em 2020, a educação continua a ser um pilar importante do seu trabalho, nomeadamente a capacitação de professores primários e gestores escolares, o acompanhamento com novas metodologias e até a reabilitação e construção de escolas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.