Netanyahu: “Quando combatemos o Irão, enfrentamos os inimigos mais radicais dos EUA”
Primeiro-ministro israelita atacou os críticos de Israel e os manifestantes que protestavam contra o seu discurso no Congresso, boicotado por 100 democratas. Agradeceu a Trump e a Biden.
No seu quarto discurso perante as duas câmaras do Congresso, Benjamin Netanyahu procurou unir os destinos dos Estados Unidos aos de Israel: “Para o Irão, Israel é primeiro, a América é a seguir”, afirmou. “Quando Israel combate o Hamas, estamos a combater o Irão. Quando enfrenta o Hezbollah, estamos a combater o Irão. Quando combatemos os houthis, estamos a enfrentar o Irão”, enumerou. “Quando Israel age para impedir o Irão de alcançar armas nucleares, não está apenas a proteger Israel. Estamos a proteger-vos”, disse o primeiro-ministro a uma assistência maioritariamente republicana que várias vezes o aplaudiu de pé.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.