Falha informática paralisa serviços em todo o mundo. Aeroportos portugueses e Amadora-Sintra com problemas
Voos em Espanha, Berlim e Amesterdão estão a ser afectados. ANA diz que falha informática está a causar “constrangimentos no check-in”, Hospital Amadora-Sintra também afectado.
Dezenas de instituições e serviços de todo o mundo estão paralisados ou fortemente perturbados devido a uma falha informática de um sistema de cibersegurança que está a afectar a utilização do sistema operativo Windows, da Microsoft. Bancos australianos, meios de comunicação social britânicos, companhias aéreas europeias, serviços de saúde, aeroportos e supermercados em todas as latitudes já relataram terem sido afectados e não conseguirem aceder aos seus sistemas.
As agências estatais britânica e francesa de cibersegurança descartam a possibilidade de se tratar de um ciberataque. De acordo com fontes do sector, incluindo o Centro Nacional de Cibersegurança português, a origem do apagão está numa actualização defeituosa do software Falcon da CrowdStrike, uma empresa de cibersegurança. Numa mensagem telefónica pré-gravada na sua linha de suporte técnico, a empresa referiu que "estava ciente dos relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas com o seu sensor Falcon".
O presidente executivo da CrowdStrike, George Kurtz, assumiu no X (antigo Twitter) a responsabilidade pelo apagão. "Isto não é um incidente de segurança ou um ciberataque", garantiu. "O problema foi identificado, isolado e uma correcção já foi lançada", acrescentou, assegurando que a empresa está "plenamente mobilidada para garantir a segurança e estabilidade" dos seus clientes.
A Microsoft, que garantiu estar a tomar "acções de mitigação", informou que os problemas começaram a ser detectados ao fim da tarde de quinta-feira na Costa Leste dos Estados Unidos (cerca da meia-noite em Lisboa). Muitos utilizadores do sistema Windows estão a deparar-se com um ecrã azul, conhecido na gíria como BSoD, que corresponde a um erro grave. O apagão não afecta quem utiliza sistemas Mac ou Linux.
Aeroportos e Amadora-Sintra com problemas
Em Portugal, a ANA, que gere os aeroportos, diz que a falha informática está a causar "constrangimentos no check-in e embarque de alguns voos" e pede aos passageiros que "se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto".
"Algumas companhias aéreas, handlers e empresas do sector estão a ser afectadas devido a uma falha informática. O sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afectado directamente. Está a ser avaliado o impacto desta situação, sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afectam companhias aéreas e outros aeroportos", refere a ANA numa nota enviada ao PÚBLICO.
O Hospital Amadora-Sintra relatou alguns problemas aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que, segundo a Lusa, estão a avaliar a dimensão da situação e a fazer um levantamento de eventuais situações. Até ao momento, esta é a única unidade de saúde afectada. O INEM e o 112 estão a funcionar normalmente, assim como os serviços associados à Justiça.
Caos nos aeroportos e bolsas
Nos EUA, os voos de várias companhias aéreas foram suspensos e o estado norte-americano do Alasca lançou o alerta de que os seus serviços de emergência foram afectados e de que as linhas telefónicas não estão a funcionar correctamente.
A Bolsa de Valores de Londres está entre as instituições afectadas, com o site a exibir os valores da noite passada quando as negociações começaram nesta sexta-feira. O sistema de agendamento de consultas médicas utilizado por clínicos no Reino Unido também não está a funcionar. A Sky News só a meio da manhã conseguiu colocar a sua emissão televisiva no ar e o serviço de comboios do Reino Unido diz também ter sido afectado, o que estará a causar atrasos nas partidas de dezenas de comboios. Os principais aeroportos de Londres e o porto de Dover estão a sofrer constrangimentos. Em Belfast (ver foto abaixo), uma vez que os ecrãs informativos não funcionam, os horários e informações sobre os voos estão escritos à mão num quadro.
Whiteboards being used at @belfastairport as all the screens are blue. Passenger Martin McElroy took this, and told us that it's like “the dark ages, but to be fair they’re making it work, which you have to give them credit for.” #outage pic.twitter.com/FfSmEHCvuO
— Stephen Murphy (@SMurphyTV) July 19, 2024
Dois hospitais nas cidades de Lübeck e Kiel, no norte da Alemanha, cancelaram as operações sem carácter urgente que estavam agendadas para esta sexta-feira, referiram fontes do hospital em comunicado, acrescentando que o atendimento aos doentes e os serviços de emergência continuam a funcionar dentro da normalidade.
Em Espanha, os aeroportos estão a funcionar mas com atrasos significativos e há relatos de caos em Barcelona e Palma de Maiorca. Em Amesterdão, Edimburgo, Praga e Berlim há dezenas de voos com dificuldades em descolar. O aeroporto de Berlim suspendeu todas as partidas até às 10h devido a uma falha técnica, disse um porta-voz à Reuters. Pouco antes, a operadora do aeroporto tinha avançado que os check-ins estavam a sofrer grandes atrasos devido a uma falha informática.
Também o aeroporto Schiphol, em Amesterdão, um dos mais movimentados da Europa, referiu estar a ser afectado por uma "indisponibilidade cibernética global". "A interrupção está a ter impacto nos voos de e para Schiphol", disse um porta-voz, acrescentando que ainda não se sabe quantos voos foram afectados. Várias companhias aéreas na Índia, Hong Kong e Japão disseram que também estão a ser afectadas pela falha informática.
A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa, fala em "interrupções em toda a sua rede" e pediu aos passageiros que cheguem aos aeroportos três horas antes da partida.
Da América à Oceânia
O site Downdetector, que faz o registo falhas na internet em tempo real, mostra que algumas operadoras portuguesas, como a NOS e a MEO, estão a registar falhas nos seus serviços que começaram pelas 8h desta sexta-feira. Uma fonte oficial da Vodafone Portugal declarou ao PÚBLICO que "não se verificam perturbações na sua rede, estando todos os parâmetros a funcionar normalmente".
Na Austrália, media, bancos e empresas de telecomunicações estão com os seus serviços interrompidos. No Aeroporto de Sydney, as informações sobre partidas e chegadas desapareceram dos ecrãs. Num anúncios aos passageiros num dos terminais doméstico, a companhia aérea low-cost Jetstar disse que um “problema com a Microsoft” está a fazer com que não seja possível fazer o check-in de passageiros e iniciar o embarque em vários voos, segundo escreve a BBC. Ainda segundo a emissora britânica, há utilizadores nas redes sociais a dar conta de filas em lojas australianas como a Woolworths, que têm os seus sistemas de pagamento inactivos.
O maior banco da Austrália, o Commonwealth Bank, avançou que alguns clientes não conseguem fazer movimentações de dinheiro devido à interrupção nos serviços. Na Nova Zelândia, um porta-voz do Parlamento disse que os sistemas também foram afectados e a a emissora estatal ABC disse que estava a lidar com uma "grande interrupção de rede", sem avançar um motivo para a falha.
De acordo com o Downdetector, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft.