Despiste aparatoso deixa autocarro atravessado num túnel em Barcelona

Autocarro despitou-se e ficou quase na vertical à entrada de um túnel em Barcelona. Passageiros são trabalhadores da Inditex. Há três pessoas em estado crítico. Condutor teve de ser desencarcerado.

Foto
O autocarro sofreu um despiste num túnel na auto-estrada C-32 em Barcelona Bombeiros da Catalunha
Ouça este artigo
00:00
02:03

Seis pessoas ficaram feridas, três delas em estado crítico, depois de um autocarro com 47 pessoas a bordo ter ficado atravessado na entrada de um túnel na sequência de um aparatoso acidente em Pineda, na cidade espanhola de Barcelona. Os passageiros são 46 trabalhadores da Inditex (que inclui empresas como a Zara, a Oysho ou a Massimo Dutti) que tinham sido recolhidos na Praça de Tetuan para serem levados até um dos edifícios do grupo espanhol em Tordera, num percurso estimado de uma hora.

As três vítimas em estado crítico foram levadas de helicóptero para os hospitais de Vall d’Hebron, de Germans Trias i Pujol e de Trueta. Duas outras pessoas, uma delas em estado grave, foram transportadas para o Hospital de Blanes. Uma sexta vítima do acidente está a ser assistida num centro em Mataró. Todos os passageiros foram retirados do autocarro sem incidentes, mas o condutor precisou de ser desencarcerado.

O acidente ocorreu nesta terça-feira de manhã na auto-estrada C-32. A empresa responsável pelo autocarro, a Monbus, adiantou que "o veículo se desviou para a berma de rodagem e passou por cima do arco diagonal de betão à entrada do túnel", terminando numa pessoa quase vertical após o despiste, tal como mostram as imagens do acidente.

O trânsito está agora cortado no sentido sul-norte e a Protecção Civil está no local. Segundo os Bombeiros da Catalunha, as autoridades esperam agora pela chegada de um guindaste para levantar o autocarro e o colocar no chão.

Elisabet Megías, presidente da Câmara Municipal de Tordera, avançou que as autoridades estão a investigar o caso porque "se falava de uma manobra estranha" — relatos esses que estão "a ser avaliados".

De acordo com o El País, há 10 bombeiros no local apoiados por 15 unidades do Sistema de Emergência Médica e dois helicópteros médicos. Foi também montado um hospital de campanha no pavilhão desportivo de Can Xaubet para tratamento dos feridos ligeiros. Serão 33 os passageiros que ficaram com ferimentos leves, e serão, por isso, acudidos junto ao local do acidente, sem necessidade de se dirigirem imediatamente a um hospital.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários