Assembleia Municipal do Porto aprova aquisição de parque para retirar carros da zona de Cedofeita

Câmara do Porto vai comprar um parque de estacionamento na Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel por três milhões de euros. Estacionamento na rua será proibido e autarquia vai criar avenças mensais.

Foto
O parque de estacionamento fica na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto, no centro histórico do Porto Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:52

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, a aquisição, por três milhões de euros, de um parque de estacionamento na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto, no centro histórico, para retirar os carros do espaço público. A aquisição do imóvel foi discutida numa reunião esta segunda-feira à noite, tendo a proposta sido aprovada, por maioria, com a abstenção da CDU.

Localizado na Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel, o parque tem três pisos e capacidade para 249 lugares de estacionamento. Insere-se numa zona onde existem vários equipamentos escolares, mas também o Centro Materno Infantil do Norte, o Museu Soares dos Reis, galerias de arte, Teatro Carlos Alberto e a futura estação de metro da linha Rosa.

Interpelado pelo deputado Rui Sá, da CDU, a explicar o enquadramento que justifica a compra do imóvel "numa zona com tantos parques e onde estudos dizem que a oferta é superior à procura", o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assegurou que a intenção é retirar os carros, sobretudo de moradores, do espaço público. "As pessoas que ali vivem, na esmagadora maioria não têm garagens, mas têm carros", afirmou, acrescentando que a estratégia do município passa por "dar condições aos moradores" e ter uma "maior fruição do espaço público".

Considerando o valor da aquisição razoável, Rui Moreira disse ser intenção do município proibir o estacionamento naquelas artérias e avançar com um modelo de avença mensal para os moradores.

Tanto os deputados do PS, como do PSD, BE, PAN e movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto", concordaram com a aquisição e saudaram a importância da proposta para a fruição do espaço público. A par da aquisição do parque de estacionamento, a Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, a aquisição, por 1,46 milhões de euros, de três lotes na zona das Eirinhas, na freguesia do Bonfim, para ali construir habitação.