O casamento de Anant Ambani e Radhika Merchant foi notícia nos últimos seis meses: começaram por festas de pré-casamento, prosseguiram com eventos de celebração únicos e, por fim, casaram-se neste fim-de-semana, em Bombaim, Índia, numa cerimónia de três dias, repartidas por três momentos — o enlace, a bênção e a recepção —, que obrigaram até ao corte do trânsito por várias horas.
Agora, é altura de fazer contas: o Guardian estima que a despesa, contabilizando as actuações das estrelas contratadas, de Rihanna a Justin Bieber, mas também os jactos fretados para transportar os convidados, rondou os 600 milhões de dólares (mais de 550 milhões de euros).
De acordo com o jornal britânico, a primeira festa, na luxuosa propriedade da família, em Gujarat, contou com a actuação de Rihanna, que, segundo a Forbes, recebeu entre seis e nove milhões, e com um espectáculo de luzes com 5500 drones. Entre os convidados estiveram Ivanka Trump, Mark Zuckerberg, Bill Gates e membros da família real do Butão.
Já em Maio, o casal fretou um navio cruzeiro, que fez paragens em Roma, Portofino e Cannes para eventos especiais. Com cerca de 800 convidados a bordo, houve, durante uma semana, concertos privados com Katy Perry, Andrea Bocelli, Backstreet Boys e Pitbull. No total, estima o Guardian, a celebração saldou-se em 150 milhões de dólares (mais de 137 milhões de euros).
Em Julho, Justin Bieber voou até à Índia para cantar para os noivos uma semana antes do casamento e terá cobrado dez milhões (mais de nove milhões de euros), avançou a revista Fortune.
No casamento, Anant Ambani usou um broche personalizado por Lorraine Schwartz, que incluía um diamante de 50 quilates, enquanto a sua mãe, Nita Ambani, usou um colar de diamantes amarelos de 100 quilates, escreveu a edição indiana da revista Vogue.
O Guardian conta ainda que o Centro de Convenções Jio World, onde decorreu o casamento, foi transformado, o que representou avultados custos, albergando artesãos locais, bancas de comida, vendedores de bijuteria, marionetas e astrólogos.
Contas feitas, foram gastos cerca de 600 milhões de dólares, seis vezes mais do que as contas do casamento de Isha Ambani, a irmã de Anant, com Anand Piramal, mas não o suficiente para beliscar a fortuna de Mukesh Ambani, o chefe do conglomerado indiano Reliance, ligado à extracção petrolífera, que é o homem mais rico da Ásia (ocupa o nono lugar entre os mais ricos do mundo), com um património líquido de 116 mil milhões de dólares (106.420 milhões de euros), de acordo com a revista Forbes.