Mais velhos, a viver sozinhos e com menos crianças: os portugueses estão mais solitários

Somos o 4.º país mais envelhecido do mundo e o 1.º da União Europeia em que, entre os casais com filhos, se tem apenas uma criança.

imigracao,envelhecimento,demografia,populacao,sociedade,portugal,
Fotogaleria
População portuguesa tem crescido nos últimos anos, mas exclusivamente devido ao saldo migratório Rui Gaudêncio (Arquivo)
imigracao,envelhecimento,demografia,populacao,sociedade,portugal,
Fotogaleria
PP paulo pimenta - 06 Setembro 2023 - PORTUGAL, Porto - Projecto Residência Sénior Partilhada - Vivem três pessoas juntas neste apartamento no Bonfim - na foto, Ana Costa - Residências Partilhadas para Seniores, Domus Social Paulo Pimenta
imigracao,envelhecimento,demografia,populacao,sociedade,portugal,
Fotogaleria
PP paulo pimenta - 06 Setembro 2023 - PORTUGAL, Porto - Projecto Residência Sénior Partilhada - Vivem três pessoas juntas neste apartamento no Bonfim - na foto, Fatima Vieira - Residências Partilhadas para Seniores, Domus Social Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
09:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Lideramos a lista dos países da União Europeia (UE) com maior proporção de apenas um filho por agregado familiar, no universo das famílias com filhos; temos cada vez mais famílias sem crianças e as pessoas que vivem sozinhas aumentaram 28%. Destas, quase 55% são idosos, tornando Portugal no 4.º país da UE com maior percentagem de idosos a viver sozinhos (a liderança é da Croácia, com 62,7%) no universo total de pessoas que o fazem. Somos também o 4.º país mais envelhecido do mundo. O retrato populacional do país, desenhado pela Pordata a propósito do Dia Mundial da População, que se assinala nesta quinta-feira, indica que os portugueses estão cada vez mais sozinhos. Isto apesar de sermos mais numerosos do que nunca.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários