Audição parlamentar do presidente demissionário do INEM aprovada por unanimidade

O requerimento para a audição do presidente demissionário do INEM, Luís Meira, tinha sido apresentado pelo PS, que pedira também para ouvir a ministra da Saúde.

Foto
Luís Meira demitiu-se no dia 1 de Julho na sequência de uma troca de acusações sobre o concurso para o serviço de transporte aéreo de doentes MIGUEL A. LOPES / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:17

A comissão parlamentar de Saúde aprovou esta quarta-feira por unanimidade a audição com carácter de urgência do presidente demissionário do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sobre a polémica com os helicópteros de emergência médica.

O requerimento para a audição do presidente demissionário do INEM, Luís Meira, tinha sido apresentado pelo PS, que pedira também para ouvir a ministra da Saúde para esclarecer “posições contraditórias e conflituantessobre a compra de helicópteros de emergência médica.

O pedido de audição da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acabou por não ser votado porque a ministra é ouvida nesta quarta-feira na comissão de Saúde, pelo que os partidos pretendem questioná-la já sobre o tema dos helicópteros do INEM.

Luís Meira demitiu-se no dia 1 de Julho na sequência de uma troca de acusações sobre o concurso para o serviço de transporte aéreo de doentes.

Na véspera, o Ministério da Saúde tinha criticado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) por ter deixado terminar o prazo para o lançamento do concurso público internacional para aquisição de helicópteros, obrigando a novo ajuste directo.

Em resposta, o INEM garantiu que iria assegurar a continuidade do serviço de helicópteros de emergência médica através de um novo contrato estabelecido com o actual operador, dentro do valor autorizado pelo anterior Governo em Outubro de 2023”.