Propostas para alterar estatutos da IL chumbadas duas vezes
O encontro termina este domingo, com a discussão do programa político e o discurso de encerramento do presidente do partido, Rui Rocha.
As duas propostas de alteração estatutária apresentadas pelo Conselho Nacional e pela oposição interna foram chumbadas em segunda votação pela Convenção Nacional da IL, ficando o partido com os estatutos em vigor. Na segunda votação, ambas as propostas voltaram a não conseguir alcançar a maioria qualificada de dois terços necessária à sua aprovação.
Com este resultado, os trabalhos do primeiro dia encerraram mais cedo, uma vez que, após o jantar, estava prevista a discussão e votação das propostas de alteração ao texto que tivessem sido aprovadas.
Na segunda votação, e de acordo com os resultados anunciados pela mesa da VIII Convenção Nacional da IL, a proposta afecta à direcção alcançou 319 votos a favor, 144 contra, 51 abstenções e 28 votos não expressos, ou seja, 58,86%, o que não permitiu alcançar os dois terços necessários à sua aprovação.
Já a proposta de "Estatutos + Liberais", subscrita pela oposição interna, entre os quais o fundador da IL Miguel Ferreira da Silva e o ex-candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, obteve 155 votos a favor (28,60%), 318 votos contra, 51 abstenções a 18 votos não expressos.
Os trabalhos da reunião magna terminam no domingo, em Santa Maria da Feira (Aveiro), com a discussão do programa político e o discurso de encerramento do presidente do partido, Rui Rocha.
Notícia corrigida: A proposta "Estatutos + Liberais" obteve 155 votos a favor e não 55.