Keir Starmer: “O nosso país votou decisivamente para uma mudança”

O líder trabalhista discursou em Downing Street, após ter sido nomeado líder do Governo depois de um encontro com o rei Carlos III no Palácio de Buckingham.

i-video
"Não se muda um país ao carregar num botão": o discurso de Keir Starmer Joana Bourgard
Ouça este artigo
00:00
01:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, foi indigitado esta manhã no Palácio de Buckingham, após um encontro com o rei Carlos III para confirmar a sua nomeação após a vitória esmagadora do Labour nas eleições da noite passada.

"Agora o nosso país votou decisivamente para uma mudança, para uma renovação nacional e um regresso da política ao serviço público", disse Starmer à frente do número 10 de Downing Street.

"Quando o fosso entre os sacrifícios feitos pelas pessoas e os serviços que recebem dos políticos cresce assim tanto, leva a um desgaste no coração de uma nação e a um escoamento da esperança, do espírito e na crença de um futuro melhor", disse ainda o novo primeiro-ministro britânico.

Starmer acrescentou ainda que esta "ferida só pode ser curada por acções, não com palavras" e que os esforços para a "curar" podem começar "hoje" com o "reconhecimento simples de que o serviço público é um privilégio" e que o Governo deve tratar todas as pessoas "com respeito".

O novo chefe do Governo britânico disse ainda que o seu seria "um governo livre de doutrinas" para fazer com que as pessoas acreditem "que o Reino Unido será melhor" para as suas crianças.

"Deram-nos um mandato claro, e vamos usá-lo para fazer a mudança. Para restaurar o serviço e o respeito pela política. Acabar com a era do desempenho ruidoso. Pisar com mais leveza as vossas vidas. E unir o nosso país", afirmou ainda o novo primeiro-ministro, que finalizou convidando "com respeito e humildade a que todos se juntem a este Governo nesta missão de renovação nacional", algo que considerou ser "urgente".

No discurso, Starmer agradeceu também ao seu antecessor e líder cessante dos conservadores, Rishi Sunak, reconhecendo "a dedicação e o trabalho duro que trouxe na sua liderança", como o "primeiro primeiro-ministro britânico de origem asiática".

Sugerir correcção
Ler 10 comentários