Itália quer encomendar 20 mil milhões de euros de tanques à empresa alemã Rheinmetall
Negócio será a maior encomenda de sempre do grupo de defesa alemão.
A Itália está a planear comprar centenas de tanques à Rheinmetall, no que seria a maior encomenda de sempre do grupo de defesa alemão, avaliada em cerca de 20 mil milhões de euros (21,50 mil milhões de dólares), informou na quarta-feira o jornal Handelsblatt, citando fontes da indústria.
De acordo com o plano, o Governo italiano compraria pelo menos 350 veículos blindados de combate Lynx e mais de 200 tanques de guerra Panther, numa encomenda que se estenderia por um período de 15 anos, informou o Handelsblatt.
A Rheinmetall não negou o relatório quando lhe foi solicitado que comentasse o assunto e afirmou que o faria oportunamente.
Em Junho, uma fonte próxima da indústria disse que o grupo italiano de defesa e aeroespacial Leonardo estava em conversações com a Rheinmetall sobre uma aliança estratégica para tanques. Um porta-voz da Leonardo recusou-se a comentar o relatório do Handelsblatt, afirmando que o assunto estava nas mãos do Governo italiano. Não houve resposta imediata a um pedido de comentário do Governo italiano.
As acções da Leonardo subiram 3,5% após o relatório e foram negociadas em alta de 2,2% às 7h45 GMT.
A Rheinmetall tem como objectivo um recorde de vendas de 10 mil milhões de euros este ano, à medida que a sua carteira de encomendas cresce devido ao aumento das despesas com a defesa na Europa em resposta à guerra na Ucrânia.