Novos Talentos FNAC 2024: A celebração de uma nova geração de artistas

No ano em que registou o maior número de candidaturas de todas as edições, o Novos Talentos FNAC voltou a premiar os melhores novos artistas do panorama nacional.

Foto

Com um conceito convidativo – Não deixes o teu talento no escuro. Faz-te ao Spotlight –, a edição de 2024 do concurso Novos Talentos FNAC (NTF) procurou, tal como nos anos anteriores, dar a conhecer novos artistas, das mais diversas áreas, e promover o seu talento e trabalhos.

Nas categorias de Cinema, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Videojogos, os vencedores foram seis e as menções honrosas 12, nesta que foi a edição com mais adesão até à data. Como explica Catarina Ribeiro da Silva, responsável de Comunicação Institucional e Cultural da FNAC, “batemos todos os recordes de inscrições, com mais de 3.700 candidaturas, com a FNAC a assumir-se, uma vez mais, como uma plataforma muito relevante na promoção de novos artistas”.

Além da promoção destes artistas, o momento da entrega dos prémios finais não tem apenas esse propósito. Esta reunião acaba por resultar num encontro de sinergias, sendo uma forma dos participantes – e não só – se conhecerem entre si, e quiçá, dali nascerem novas ideias e parcerias.

“O networking que acontece no dia da entrega de prémios, com a oportunidade de conhecer e interagir com outros artistas, jurados e figuras importantes do sector cultural, oferece uma proximidade que os candidatos valorizam”, reforça Catarina Ribeiro da Silva.

E, na tarde de dia 1 de Junho, nos Jardins da Torre de Belém, o ambiente vivido demonstrava esta energia de celebração da cultura e dos artistas que dela fazem parte.

Talento que não pára de surpreender

O Novos Talentos FNAC é um concurso conhecido por descobrir e dar a conhecer tesouros artísticos escondidos. Para os organizadores, é um motivo de orgulho. “Continuamos a ser surpreendidos de ano para ano, em particular na adesão ao concurso. Há uma participação crescente de pessoas de todo o país, de todas as idades, e percebemos inclusive que há participantes de anos anteriores que continuam a inovar e a concorrer até ganhar”, sublinha a responsável pela Comunicação Institucional e Cultural da FNAC.

No entanto, não é só a organização que se surpreende a cada ano, uma vez que “também os jurados continuam entusiasmados com a qualidade dos trabalhos. Para eles este é um momento de descoberta de novos trabalhos, novas visões e novas abordagens. Sangue fresco que tanta falta faz à nossa cultura.”, explica Catarina Ribeiro da Silva, e continua: “há muita gente jovem inovadora e cheia de criatividade que só precisa de um incentivo para seguir as suas paixões e mostrar-se ao mundo.”

O programa Novos Talentos FNAC (NTF) aposta, há 21 anos, na distinção e promoção de artistas nacionais que se destacaram pela qualidade e inovação dos seus trabalhos em diversas áreas, sendo um dos projectos bandeira da marca. Por isso, não restam dúvidas, o NTF veio para ficar e para continuar a catapultar talento ano após ano.

Sugerir correcção
Comentar