Diogo Costa é o primeiro a defender três penáltis num desempate no Europeu
Diogo Costa também tinha conseguido recorde ao serviço do FC Porto, após defender três penáltis na fase de grupos da Liga dos Campeões. Guarda-redes tem eficácia superior a 40% nos penáltis.
Nunca antes um guarda-redes tinha conseguido defender tanto num desempate por penáltis do Campeonato da Europa. Na noite desta segunda-feira, 1 de Julho, Diogo Costa não só ajudou a garantir a passagem da selecção portuguesa aos quartos-de-final, mas também escreveu o nome na história como o primeiro guardião a defender três penáltis — todos os que teve oportunidade de defender — num desempate deste tipo no Europeu. Por três vezes, os jogadores eslovenos viram as suas expectativas frustradas na marca dos 11 metros, com o guardião português a adivinhar sempre o lado escolhido pelos adversários.
"Talvez seja o melhor jogo da minha vida, [a partida] em que mais consegui ajudar a equipa. O Ricardo e toda a gente da equipa passaram-me muitas boas palavras, motivaram-me ainda mais e foquei-me em ajudá-los", resumiu o guarda-redes, na conferência de imprensa após o jogo dos "oitavos".
Na última temporada, Diogo Costa tinha já assegurado um recorde deste tipo na Liga dos Campeões, sendo também o primeiro a defender três penáltis numa única edição da prova milionária. O jogador do FC Porto conseguiu travar dois penáltis nas duas partidas frente ao Bayer Leverkusen (um no Dragão e outro na Alemanha) e ainda defendeu uma terceira grande penalidade na visita dos "azuis e brancos" ao Club Brugge.
Vamos então a números: em tempo regulamentar, Diogo Costa teve já de enfrentar 24 penáltis ao longo da carreira sénior em jogos oficiais, conseguindo defender dez. O grau de eficácia do guarda-redes supera os 40% (41,67%), número que o coloca como um dos guardiões mais eficazes em travar estes lances.
No campo dos desempates após prolongamento, Diogo Costa apenas teve uma experiência, contra o Arsenal, na edição passada da Liga dos Campeões. Nesse jogo, o guardião não conseguiu defender qualquer conversão e os portistas seriam eliminados pelos londrinos. Após a noite de sonho em Frankfurt, Diogo Costa defendeu um total de três penáltis em sete tentativas, um grau de eficácia de 42,86%.
Portugal assegurou nesta segunda-feira a passagem aos "quartos", sabendo já que defrontará a França, actual selecção campeã do mundo. A selecção "das quinas" eliminou a Eslovénia nos penáltis, após um empate a "zero" nos 90 minutos que se estendeu aos 30 minutos de prolongamento. No desempate por grandes penalidades, a Eslovénia não conseguiu marcar um único golo, com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva a assegurarem os três tentos portugueses que carimbaram a passagem.
O duelo entre portugueses e franceses joga-se na próxima sexta-feira, dia 5 de Junho, a partir das 20h (hora de Portugal continental).