Sondagem. Para 72% dos americanos, Biden não se devia recandidatar

O debate de quinta-feira produziu efeitos desastrosos na popularidade de Biden. Mas também existe preocupação com a idade e saúde de Trump.

Foto
Joe Biden num evento de campanha a 28 de Junho STAN GILLILAND / EPA
Ouça este artigo
00:00
02:42

Setenta e dois por cento dos eleitores inquiridos numa sondagem nos Estados Unidos da América dizem que o Presidente norte-americano, Joe Biden, não deve concorrer a um segundo mandato, segundo o estudo realizado pela CBS News-YouGov, após o debate com Donald Trump.

Este resultado representa um aumento de nove pontos percentuais em comparação com uma sondagem em Fevereiro.

Biden, de 81 anos, viu a sua candidatura às eleições de Novembro enfraquecida após o debate contra o ex-Presidente Donald Trump (2017-2021), no qual se mostrou fragilizado e, por vezes, hesitante, incoerente e com frases inacabadas.

Ainda assim, Joe Biden disse, no dia seguinte ao debate de quinta-feira com Trump, que não tencionava desistir da corrida para um segundo mandato.

Oitenta e seis por cento dos inquiridos na sondagem consideram que a idade de Biden é uma razão fundamental para dizerem que aquele não se deve candidatar e 72% dizem que Biden não tem saúde mental e cognitiva para ser Presidente, mais sete pontos do que no início de Junho.

Quando questionados mais directamente sobre se Biden deveria afastar-se para dar a outro democrata a oportunidade de se candidatar, 64% dos eleitores responderam que sim.

A sondagem, realizada entre 28 e 29 de Junho junto de 1134 eleitores registados e com uma margem de erro de cerca de 4,2 pontos percentuais, mostra também a preocupação dos eleitores em relação a Trump, de 78 anos.

Em relação ao candidato republicano, a sondagem indica que 49% dos eleitores acreditam que ele não tem saúde mental e cognitiva para servir como presidente e 54% dizem que ele não deve concorrer.

Após o frente a frente desta semana, os meios de comunicação social e as sondagens norte-americanas apontavam Trump como o vencedor do debate entre os dois candidatos.

Uma sondagem da CNN, a estação responsável pelo primeiro debate entre os candidatos às presidenciais de Novembro, indicou na quinta-feira que os eleitores registados que assistiram ao encontro "acham que Trump superou Biden".

"A maioria diz que não tem confiança real na capacidade de Biden para liderar o país. Ao mesmo tempo, a maioria dos que assistiram ao debate dizem que este teve pouco ou nenhum efeito na sua escolha para presidente", afirmou o canal.

Em 2020, quando ambos os candidatos estavam a lutar pela Sala Oval, a mesma sondagem observou que o público sentiu que Biden superou Trump nos seus dois debates presidenciais.

Entretanto, uma sondagem YouGov realizada no sábado indicou que Trump venceu o debate por uma margem de dois para um. Quarenta e três por cento dos inquiridos consideraram que Trump ganhou o debate, em comparação com 22% que disseram que foi Biden. Os restantes 35% disseram não ter a certeza.