Cinco mortos em aldeia russa devido a ataque de drone ucraniano
Cinco pessoas foram mortas, “incluindo duas crianças”, declarou o governador da região de Kursk, Alexei Smirnov.
Um ataque de um drone ucraniano matou cinco pessoas, incluindo duas crianças, numa aldeia russa na fronteira entre os dois países, anunciou este sábado o governador da região russa de Kursk.
“Cinco pessoas foram mortas [...] incluindo duas crianças. Dois outros membros da família estão em estado grave", declarou o governador, Alexei Smirnov, no Telegram.
O drone atingiu uma casa em Gorodishche, uma pequena aldeia na região russa de Kursk, a poucos metros da fronteira com a Ucrânia.
O ataque foi efectuado com um drone do tipo “copter”, acrescentou o governador, uma pequena aeronave que pode transportar granadas ou outros explosivos para serem lançados sobre alvos.
Desde o início do conflito, em Fevereiro de 2022, ambas as partes têm recorrido a drones, incluindo dispositivos explosivos de maiores dimensões, com alcances que podem atingir centenas de quilómetros.
Este ano, a Ucrânia intensificou os seus ataques em território russo, tendo como alvo tanto instalações energéticas que, segundo a Ucrânia, abastecem o Exército russo, como cidades e aldeias do outro lado da fronteira.
No mês passado, o Presidente russo, Vladimir Putin, lançou uma nova e importante ofensiva terrestre na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, com o objectivo de criar uma “zona tampão” e fazer recuar as forças ucranianas para proteger dos bombardeamentos a região de Belgorod, que faz fronteira com a Rússia.
A região de Kursk, onde ocorreu o ataque, situa-se mais a norte, em frente à região ucraniana de Sumy, controlada por Kiev.