Onde Está o Pessoa?: a saída dos espectadores do Teatro República
Leonor Areal vai à procura de Fernando Pessoa em imagens de 1913, num ensaio fascinante que nos devolve uma Lisboa histórica.
É difícil imaginar algo de mais árido do que desconstruir, desacelerar, desmontar dois ou três minutos de imagens mudas de época a ver o que conseguimos ver nelas. Parece que estamos a falar de um exercício escolar ou de um estudo histórico que apenas se destina aos especialistas ou aos estudiosos. Mas a aridez aparente da proposta de Onde Está o Pessoa? é simples fachada, porque rapidamente percebemos que há um lado lúdico, divertido, no modo como a investigadora e historiadora Leonor Areal desconstrói as imagens da saída dos espectadores do Teatro República (o actual São Luiz), em 1913, à procura de Fernando Pessoa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.