“Os exames são uma clara condicionante à inovação pedagógica dos professores”

Marco Bento, investigador em Educação, defende que a escola deve ensinar os alunos a usar a Inteligência Artificial. Porque eles já a usam. Só que estão, muitas vezes, a usar mal.

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Marco Bento: "A mim parece-me que o problema da inovação pedagógica e da inovação com tecnologia não acontece à velocidade que gostaríamos por causa dos exames" ADRIANO MIRANDA
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Para o investigador em Tecnologia Educativa e professor na Escola Superior de Educação de Coimbra Marco Bento, as ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, ainda não entraram — formalmente — nas salas de aula. E isso preocupa-o sobremaneira. Defende que a escola deve começar desde cedo a educar os seus alunos para a ética de utilização destas ferramentas, para a identificação de fontes, para a honestidade intelectual. Desta forma, acredita que podem ser úteis no processo educativo e ajudar no estudo mais autónomo dos alunos.

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