Montenegro diz que “tudo fará” para que Costa tenha “sucesso” no Conselho Europeu
Primeiro-ministro quis desfazer “tabu” e revelou apoio incondicional ao antigo governante, que pouco depois confirmou ter recebido essa mensagem directamente de Montenegro.
Ao comparecer para reagir aos resultados eleitorais, Luís Montenegro quis desfazer o que ele próprio considerou um "tabu" e declarou que, se António Costa for candidato à presidência do Conselho Europeu, terá o apoio da Aliança Democrática e do Governo que, garante o primeiro-ministro, "tudo fará para que [uma candidatura de Costa] tenha sucesso".
"Se for candidato, e quem vai decidir se será é ele próprio e a sua família política, a nossa decisão está tomada", reiterou Montenegro.
Pouco depois, na CMTV, António Costa revelou que já estava a par desta decisão. "Ainda [Montenegro] não era primeiro-ministro e já me tinha transmitido" esse apoio, disse o ex-governante. "Nunca aceitaria ser presidente do Conselho Europeu sem o apoio do Governo do meu país", declarou ainda Costa, revelando que perguntou a Montenegro o que faria na circunstância de se apresentar como candidato.
Questionado directamente se deseja aquele cargo, António Costa fugiu à pergunta e preferiu dizer que "é importante para Portugal que os portugueses desempenham funções nas instituições internacionais".
"Se houver essa oportunidade, isso é bom para o país", admitiu.