Acidente de pirotecnia em festa de S. João da Madeira causa 16 feridos

Desconhece-se ainda a gravidade da situação.

Foto
Vários meios do INEM e dos bombeiros foram enviados para o local LUSA/NUNO VEIGA
Ouça este artigo
00:00
01:43

A explosão de "um ou vários engenhos pirotécnicos" no sábado à noite durante uma festa em S. João da Madeira causou 16 vítimas, três dos quais ligeiros, disse à Lusa fonte do comando sub-regional do Porto da Protecção Civil.

De acordo com a mesma fonte, os restantes feridos foram assistidos no local pelos bombeiros da cidade e pelo INEM, não havendo necessidade de serem transportados por o hospital.

Segundo a mesma fonte, a explosão ocorreu durante a festa "Cidade no Jardim" e encontram-se no local os bombeiros da cidade, o INEM e "pelo menos" uma patrulha da PSP. A festa "Cidade no Jardim" é organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e está a decorrer desde o dia 6 até segunda-feira.

O rebentamento dos engenhos pirotécnicos terá ocorrido junto do palco principal e em direcção à tenda da zona de restauração do evento, quando a equipa de hóquei em patins da Associação Desportiva Sanjoanense, que este sábado se sagrou campeã da segunda divisão nacional, entrou no recinto para ser homenageada. "O incidente ocorrido", informou esta entidade nas redes sociais, "não foi previsto nem planeado, quer pela secção ou qualquer elemento ligado ao clube".

Testemunhas oculares relataram ao Jornal de Notícias que foram "elementos pertencentes à claque do hóquei da Sanjoanense" que lançaram "vários petardos". Gerou-se uma situação de pânico e chegou a haver discussões e agressões no local.

A câmara emitiu um comunicado nas redes sociais em que "condena veementemente o lançamento ilícito e totalmente irresponsável de foguetes" e garante que estão "a ser desenvolvidas diligências para apuramento das responsabilidades".

Notícia actualizada às 9h deste domingo para modificar o número de feridos e acrescentar informações sobre o local.