PS ganha por “poucochinho”: perde um deputado, elege oito e passa AD por 40 mil votos
Pedro Nuno perde um eurodeputado, mas respira de alívio com primeira vitória eleitoral. Acusa Montenegro de “nacionalizar” eleições e diz que o PS “é hoje a primeira força política em Portugal”.
À quarta foi de vez, mas por “poucochinho”: Pedro Nuno Santos conseguiu a sua primeira vitória eleitoral desde que chegou a secretário-geral socialista, com o PS a alcançar 32,1% da votação e a eleger oito deputados ao Parlamento Europeu, mais um do que a AD. A diferença foi de apenas 40 mil votos e é preciso recuar a 2004 para ter este nível de votos (1.266.153) nos socialistas. Porém, a perda de um eurodeputado dos nove conseguidos em 2019 foi completamente apagada dos discursos da noite - e nem questionado com insistência pelos jornalistas sobre isso o líder socialista respondeu.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.