Da apneia do sono à Parkinson: Prémio Mulheres na Ciência distingue quatro cientistas em Portugal

Projectos distinguidos são nas áreas da investigação sobre apneia do sono, doença de Parkinson, doenças parasitárias e epitélios. Cada investigadora recebe um prémio individual de 15 mil euros.

Foto
Ao longo das últimas duas décadas, as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência distinguiram 69 jovens cientistas em Portugal Fernando Veludo
Ouça este artigo
00:00
14:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Será que as pessoas com apneia do sono envelhecem mais depressa? Como activar o gene Nrf2, cuja função está diminuída em doentes com Parkinson? Como interagem os parasitas com os tecidos de diferentes partes do corpo? Como é que os epitélios respondem a pressões, preservando a sua forma e funções, que se alteram em várias doenças? Estas são algumas das questões de partida das quatro cientistas distinguidas, nesta quarta-feira, com as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência de 2023.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários