Mau tempo deixa 20 famílias desalojadas nos Açores

Os estragos feitos pela chuva forte, registada no final da tarde de segunda-feira, obrigaram a realojar 20 famílias na Ribeira Grande, nos Açores. Não há registo de feridos.

Foto
Cheias na Ribeira Grande, Açores, obrigam a realojar 20 pessoas Rui Soares
Ouça este artigo
00:00
02:43

Vinte famílias tiveram de ser realojadas na Ribeira Grande, nos Açores, devido à forte chuva que se registou ao final da tarde de segunda-feira. A chuva provocou, também, estragos em viaturas e estabelecimentos, confirmou esta terça-feira o autarca local.

"Seguramente temos mais de 20 casos registados de danos em moradias. Há também muitos danos, quer em vias públicas, quer em viaturas", disse o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, à agência Lusa. O autarca acrescentou que não há registo de feridos.

Segundo Alexandre Gaudêncio (PSD), a situação ocorreu entre as 17h (18h em Lisboa) e as 17h45 locais de segunda-feira e, no total, foram registadas 44 ocorrências", muitas delas inundações em moradias. Algumas das moradias "não ofereciam condições para que os agregados familiares passassem a noite", explicou.

O autarca da Ribeira Grande indicou que "a maioria dos realojamentos foram assegurados por familiares" e "apenas uma família teve de ser realojada num alojamento local".

Alexandre Gaudêncio também afirmou que a "tromba de água" provocou danos em viaturas, mais concretamente, nas freguesias de Matriz e Ribeirinha.

"Ninguém estava à espera. Durante este período abateu-se sobre a Ribeira Grande uma carga de água na costa sul da cidade. A maior pluviosidade provocou um enchimento das linhas de água, nomeadamente na ribeira da Ribeira Grande e na ribeira da Ribeirinha, situação que fez com que as linhas de água transbordassem no centro da cidade e na freguesia da Ribeirinha, concretamente no lugar de Gramas e centro de freguesia", descreveu Alexandre Gaudêncio.

Após uma primeira análise, realizada na segunda-feira, hoje a autarquia continua "com equipas no terreno para fazer o levantamento dos estragos", adiantou. Para além da Câmara, têm estado no terreno, desde a primeira hora, meios das juntas de freguesia, bombeiros e PSP.

"Independentemente de as nossas esquipas estarem no terreno, vamos disponibilizar ainda hoje um formulário online onde qualquer pessoa pode enviar os danos que tiveram para que possamos rapidamente fazer essa contabilização e activar rapidamente os meios que estão ao nosso dispor", indicou Alexandre Gaudêncio.

O IPMA prevê, para esta semana, céu muito nublado e aguaceiros nos Açores.


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.

Sugerir correcção
Comentar