Coldplay conseguiram reduzir pegada de carbono da digressão em mais de metade

A banda tinha anunciado um plano para cortar para metade as emissões de CO2 resultantes da sua digressão, mas conseguiu ir para lá dos seus objectivos.

Foto
Os Coldplay passaram por Portugal, em 2023, com a digressão Music of the Spheres Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O plano para reduzir a pegada de carbono das digressões dos Coldplay parece estar a resultar melhor do que o esperado. De acordo com o último balanço, os primeiros dois anos da digressão Music of the Spheres, com a qual passaram por Portugal em Maio de 2023 (com quatro concertos em Coimbra), produziram menos 59% de emissões do que o tour anterior. Há um ano, a banda dava conta de uma redução de 47%.

Os resultados provêm de uma lista de medidas implementadas pelo grupo e anunciadas em 2021, que vão desde usarem uma pista de dança que gera electricidade quando os fãs saltam até uma planificação mais rigorosa das viagens de avião, recorrendo a outros transportes, menos poluentes, sempre que possível, sem esquecer a iluminação mais eficiente ou a construção de cenários com materiais sustentáveis.

Paralelamente, a banda inglesa, que tinha prometido plantar uma árvore por cada bilhete vendido para os concertos e financiar projectos de plantação, informou que, até ao momento, já foram plantados sete milhões de árvores.

Ainda assim, o grupo, que se manifesta “grato pela ajuda de todos até agora”, frisa num comunicado, partilhado nas redes sociais, que “como banda e como indústria, estamos muito longe de onde precisamos de estar”.

Os números foram avaliados e verificados pela iniciativa de soluções ambientais do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o professor John E Fernandez, responsável pelo departamento, não se coibiu, numa mensagem escrita, de elogiar a banda por “estabelecer um novo padrão para toda a indústria musical”.

Os fãs também são exortados a contribuir para o compromisso, com uma aplicação que mede a pegada ecológica e que incentiva os fãs a circularem em meios de transporte mais sustentáveis.