Zelensky agradece ajuda de Portugal e promete retribuir no futuro
Depois de ter estado em Bruxelas e em Madrid para assinatura de acordos, Zelensky saiu de Lisboa com mais 26 milhões de apoios portugueses na bagagem que se juntam aos 100 milhões anunciados em Março.
A primeira visita de Volodymyr Zelensky a Portugal foi curta, mas semeou para o futuro. Entre a chegada vindo de Bruxelas e a partida para Kiev, o Presidente ucraniano não esteve mais de seis horas em Lisboa. A passagem relâmpago por Lisboa para a assinatura de um acordo bilateral com o Governo português, com uma validade de dez anos, traduziu-se num apoio de mais 26 milhões de euros que se somam aos 100 milhões de euros já acordados. Além do apoio na luta contra a invasão russa, o acordo estabelece um compromisso de apoio à reconstrução da Ucrânia. Ao lado de Luís Montenegro, Zelensky agradeceu o apoio recebido nos últimos anos e garantiu que não será esquecido, pelo contrário: "Será a base da nossa futura relação."
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.