Muhammad Rasoulof aponta uma pistola ao regime iraniano

Deram uma arma ao cineasta iraniano, o cinema. Com The Seed of the Sacred Fig chega ao fim, com um derradeiro acontecimento, a competição da 77.ª edição do Festival de Cannes.

mohammad-rasoulof,jafar-panahi,cinema,culturaipsilon,festival-cannes,irao,
Fotogaleria
The Secret of the Sacred Fig é nova prova de vida do cinema iraniano, mesmo que condenado ao underground DR
mohammad-rasoulof,jafar-panahi,cinema,culturaipsilon,festival-cannes,irao,
Fotogaleria
Uma vingança simbólica contra o patriarcado (o Irão) se precipita no novo filme de Muhammad Rasoulof DR
Ouça este artigo
00:00
06:31

Decididamente é o maior festival de cinema do mundo, aquele que demonstra maior capacidade de se inventar e de se calendarizar como acontecimento. A 77.ª edição de Cannes, que chegará ao fim no sábado à noite com a cerimónia de anúncio do palmarés, teve Francis Ford Coppola no início, a explosão de um monstro bicéfalo feminista a meio e, no final, ao vivo e em directo, um cineasta iraniano a desafiar a ditadura religiosa que sufoca o seu país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.