Nova Direcção Nacional da PSP já está completa
Número dois dirigia até aqui o Comando Metropolitano do Porto. Nova direcção inclui ainda o chefe de gabinete de um antigo director nacional.
Os superintendentes Pedro Gouveia, João Ribeiro, Ismael Jorge e Virgínia Cruz são os novos directores nacionais adjuntos da PSP, completando assim a equipa liderada por Luís Carrilho, que tomou posse há duas semanas. Para o cargo de inspector nacional desta polícia foi escolhido Fiães Fernandes.
Uma nota informativa divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério da Administração Interna dá conta de que Pedro Gouveia dirigia, até aqui, o Comando Metropolitano do Porto da PSP, tendo antes disso dirigido o Departamento de Segurança Privada e o Departamento de Operações. Como director nacional adjunto ficará com o pelouro das operações e segurança.
Já João Ribeiro estava a dirigir o Departamento de Informações Policiais da PSP, tendo antes comandando o Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações. Era ainda oficial de ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna. Como director nacional adjunto, assume agora o pelouro da segurança aeroportuária de controlo fronteiriço.
Ismael Jorge estava à frente da Escola Prática de Polícia como director adjunto. Foi chefe de gabinete do antigo director nacional da PSP Luís Farinha e liderou o Comando Distrital de Leiria da PSP. Ficará agora com o pelouro dos recursos humanos.
A única mulher do grupo, Virgínia Cruz, era até aqui directora adjunta do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Também exerceu funções como oficial de ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna e esteve à frente do Comando Distrital de Aveiro da PSP. Competir-lhe-á a partir de agora a pasta da logística e das finanças.
Quanto ao novo inspector nacional, Fiães Fernandes, liderava até aqui o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. Antes disso, dirigiu o Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações e o Departamento de Armas e Explosivos da PSP.