Direcção Executiva foi criada há 18 meses. Eis os seus principais momentos

O Governo anunciou que o tenente-coronel médico António Gandra d’Almeida irá suceder a Fernando Araújo na Direcção Executiva do SNS. Que percurso fez este organismo nos 18 meses de existência?

Foto
Fernando Araújo apresentou, a 23 de Abril, a demissão da liderança da DE-SNS Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
06:53

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Direcção Executiva (DE) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nasceu a 1 de Outubro de 2022, mas só veria os seus estatutos publicados um ano depois. Nesse período e nos meses seguintes, porém, a equipa, então liderada por Fernando Araújo, avançou com medidas para reorganizar o SNS, como é exemplo a reforma dos serviços de urgência hospitalares, que estava já em curso quando o ex-director executivo se demitiu. Entre as reformas já iniciadas pela equipa demissionária estão também a generalização das unidades locais de saúde (ULS) e a universalização das unidades de saúde familiar (USF) modelo B​.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.