Governo propõe que recuperação do tempo de serviço dos professores avance em Setembro

Ministro assumiu estar disponível para melhorar a proposta apresentada, que prevê a recuperação faseada de 20% até 2028. Há mais duas reuniões negociais sobre o tema marcadas para este mês.

Foto
Os sindicatos e a equipa ministerial reuniram esta sexta-feira Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A proposta do Governo apresentada aos sindicatos dos professores prevê que a recuperação do tempo de serviço comece a 1 de Setembro e seja paga em tranches de 20% ao longo da legislatura. Está assim desfeita a dúvida criada na última semana, depois de o ministro das Finanças ter admitido que a devolução desse tempo aos docentes poderia acontecer apenas em 2025. Estão já agendadas mais duas reuniões para 13 e 21 de Maio. No final das reuniões, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, assumiu estar disponível para melhorar a proposta apresentada, considerando que "cumpre aquilo que são os grandes objectivos dos próprios sindicatos: começar a recuperação do tempo de serviço em 2024 e garantir a recuperação total do tempo de serviço até ao final da legislatura".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.