A portuguesa Inês d’Orey é finalista do Prémio Nikon para Fotógrafos Emergentes 2024

Nascida em 1977, no Porto, Inês d’Orey estudou fotografia na Universidade de Artes de Londres, sendo conhecida sobretudo pelo trabalho artístico sobre arquitectura. Vencedor é anunciado a 15 de Maio.

Foto
Inês d’Orey na exposição Umbral, na Galeria Presença Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:20

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A portuguesa Inês d'Orey é finalista do Prémio Nikon para Fotógrafos Emergentes 2024, no âmbito da feira Photo London, que decorre de 16 a 19 de Maio na Somerset House, na capital britânica.

Nascida em 1977, no Porto, Inês d'Orey estudou fotografia na Universidade de Artes de Londres, sendo conhecida sobretudo pelo trabalho artístico sobre arquitectura.

A sua obra é exposta regularmente em Portugal e no estrangeiro, e está presente em diversas colecções privadas e públicas. Em 2007 foi galardoada com o prémio Novo Talento Fotografia FNAC.

Os outros finalistas da nona edição do prémio são Aisha Seriki, Ali Tahayori, Caroline Tompkins, Charlie Tallott, Isabelle Young, Johnny Mae Hauser, Lise Johansson e Sander Coers.

O vencedor, que será anunciado a 15 de Maio, receberá equipamento fotográfico e a oportunidade de expor no espaço da marca Nikon na Photo London, no ano seguinte.

As galerias Salgadeiras Arte Contemporânea, que representam Inês d'Orey, e Artemis, ambas sediadas em Lisboa, são as únicas portuguesas entre mais de uma centena de expositores de 44 cidades na feira internacional dedicada à fotografia.

Segundo a organização, vão estar em exposição fotografias produzidas desde a década de 1840 até este ano.