Suspeita-se que viveram na Idade Média e foram agora encontrados em São Domingos de Rana
Eis a breve história de dois esqueletos descobertos numas obras em São Domingos de Rana, Cascais. Um deles terá sido muito maltratado em vida — mostram os ossos.
São Domingos de Rana, 2023. Obras num local desta freguesia de Cascais levaram uma equipa de arqueólogos e antropólogos a fazer aí escavações. Depois de dezenas de fossas escavadas, com animais e cerâmicas, eis que apareceram vestígios humanos de dois indivíduos — cada um em sua fossa. Um deles era um homem e fracturas no seu esqueleto mostram que terá sofrido muito em vida. O outro esqueleto era de uma mulher e foi encontrado numa posição “bizarra”, como se a mulher tivesse sido atirada para dentro da fossa. Provavelmente, viveram na Idade Média, mas os estudos destes dois esqueletos está em curso e muito poderá ainda a ser contado.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.