Carne, peixe e leite — assim comiam as mulheres e crianças na época romana em Lisboa
Na época romana, onde hoje é Lisboa, o desmame era feito até aos dois anos e a dieta das pessoas seria variada – estes são resultados de um estudo a ossos de indivíduos encontrados em escavações.
Pequenos fragmentos de ossos de outros tempos podem abrir grandes portas para o passado – incluindo para refeições. Foi isso que aconteceu com ossinhos de indivíduos da época romana encontrados em escavações em Lisboa. Através da sua análise, conseguiu saber-se o que comeram crianças e algumas mulheres e homens na época romana no actual território lisboeta. A dieta seria diversa e incluía carne de porco e de frango, peixe, ou leite e ovos. Mais: desvendou-se que o desmame era feito antes dos dois anos, o que é mais cedo do que aconteceu em períodos posteriores. Os resultados deste trabalho foram apresentados pela bioarqueóloga Alice Toso, na última sexta-feira, no 1.º Congresso Internacional Olisipo Entre Mares, em Lisboa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.