Pelo menos 11 pessoas desaparecidas no sul da China após fortes chuvas

Chuvas, que provocaram a subida dos rios da região, obrigaram a retirar mais de 54 mil habitantes. Autoridades activaram nível IV de resposta a emergências nas cidades de Shaoguan e Qingyuan.

mau-tempo,mundo,meteorologia,china,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Imagem tirada com um drone mostra área submersa na cidade de Hanguang, em Qingyuan, província de Guangdong, China XINHUA / Huang Guobao / EPA
mau-tempo,mundo,meteorologia,china,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Vista do Rio Beijiang, na cidade de Shaoguan, província de Guangdong XINHUA / Lu Hanxin / EPA
mau-tempo,mundo,meteorologia,china,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Equipes de resgate em trabalhos na província de Guangdong, China XINHUA / Huang Guobao / EPA
Ouça este artigo
00:00
01:43

Pelo menos 11 pessoas estão desaparecidas depois das fortes chuvas que assolaram várias regiões do sul da China nos últimos dias, informaram as autoridades. As operações de busca e salvamento prosseguem nas zonas afectadas, que incluem a capital da província, Cantão, e as cidades de Shaoguan, Heyuan, Zhaoqing, Qingyuan, Meizhou e Huizhou.

As chuvas obrigaram à deslocação de um total de 53.741 pessoas: mais de 12 mil tiveram de ser realojadas com urgência. As fortes chuvas provocaram a subida dos rios da região, tendo 38 estações hidrológicas em 24 rios da província registado níveis de água superiores ao limiar de alerta.

As autoridades activaram o nível IV de resposta a emergências, o mais baixo de uma escala de quatro, nas cidades de Shaoguan e Qingyuan para fazer face às inundações, tendo sido destacados mais de 200 trabalhadores do sector do saneamento para limpar ruas, esgotos e canais.

As previsões meteorológicas para a próxima semana na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, apontam para a ocorrência de chuvas frequentes. A China tem um sistema de aviso meteorológico de quatro cores, sendo o vermelho o mais grave, seguido do laranja, amarelo e azul.

Para além de Guangdong, são esperadas chuvas fortes e trovoadas entre domingo à noite e segunda-feira à noite nas províncias de Guangxi (sul), Fujian (sudeste) e Zhejiang (leste).

As autoridades locais instaram a população a desligar a electricidade nas zonas de risco e a suspender as actividades ao ar livre. Foram também recomendadas medidas de drenagem nas zonas urbanas e nos campos agrícolas para evitar possíveis catástrofes, como torrentes nas montanhas, deslizamentos de terras e avalanches.