Todos os multimilionários com menos de 30 anos herdaram as fortunas

Existem 15 jovens com menos de 30 anos na lista da Forbes dos mais ricos de 2024, mas nenhum fez fortuna a trabalhar. Nos próximos anos, é esperado que a “grande transferência de riqueza” aumente.

Foto
Livia Voigt, 19 anos, é a multimilionária mais nova na lista da Forbes DR/Twitter
Ouça este artigo
00:00
02:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A lista anual de multimilionários da revista Forbes já foi actualizada e tem mais ricos do que nunca. No total, existem 2781 ultra-ricos no mundo, mais 141 do que em 2023.

A lista, revelada na terça-feira, 2 de Abril, contempla ainda 265 recém-chegados, como Taylor Swift, de 34 anos, e 15 nomes com menos de 30 anos. Mas ao contrário da cantora norte-americana, nenhum se tornou rico devido ao trabalho. Na verdade, destaca a revista, só têm riqueza porque herdaram dinheiro dos familiares.

Nas próximas décadas é esperado que surjam mais jovens herdeiros, adianta o banco suíço UBS, citado pelo Guardian. “Durante os próximos 20 a 30 anos, mais de mil multimilionários deverão transferir mais de 4,8 mil milhões de euros para os seus herdeiros”, explicou a instituição bancária. Segundo a mesma, este valor foi calculado somando a fortuna dos 1023 multimilionários que têm hoje 70 anos ou mais.

Grande parte dos super-ricos prepara-se para entregar a riqueza aos filhos e netos em breve, fenómeno apelidado de "Grande Transferência de Riqueza" nos Estados Unidos. Livia Voigt, de 19 anos, é um desses exemplos.

A jovem brasileira está pela primeira vez na lista e ocupa o lugar de multimilionária mais nova do mundo. Estuda Psicologia na universidade, mas, tal como a irmã, Dora Voigt de Assis, de 26 anos, é dona da WEG, multinacional responsável pelo fabrico e comercialização de motores eléctricos na América Latina.

O avô, Werner Ricardo Voigt, que morreu em 2016, foi um dos co-fundadores da empresa e, escreve a Forbes, garantiu a cada uma das netas uma fortuna estimada em mil milhões de euros.

No entanto, a quantia não foi suficiente para Livia e Dora serem as mais ricas sub-30 do mundo. Segundo a Forbes, o primeiro lugar pertence aos irmãos irlandeses Firoz e Zahan Mistry, que com 27 e 25 anos, respectivamente, têm uma fortuna avaliada em cerca de 4,5 mil milhões de euros.

A fortuna foi herdada em 2022, ano em que o pai, Cyrus Mistry, morreu num acidente de viação. Os dois irmãos receberam assim 4,6% das acções da Tata Sons, multinacional dona do Grupo Tata que detém marcas como os chás Tetley ou a fabricante de automóveis Jaguar Land Rover.

Clemente Del Vecchio, de 19 anos, e dois dos quatro irmãos, também com menos de 30 anos, também estão na lista depois de se terem tornado accionistas do grupo EssilorLuxottica (detentor das marcas de óculos Ray-ban e Oakley).

A lista dos mais jovens conta ainda com um francês, uma alemã, duas irmãs norueguesas e duas sul-coreanas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários