Detido homem armado que fez reféns num bar nos Países Baixos. Reféns já foram libertados
Homem armado fez quatro reféns num bar local na cidade holandesa de Ede. A polícia evacuou 150 casas perto do local. Todos os reféns foram libertados.
Um homem foi detido este sábado de manhã em Ede, no leste dos Países Baixos, depois de ter mantido reféns várias pessoas num bar desde a madrugada.
A situação de sequestro terminou ao fim da manhã, com todos os reféns libertados (quatro, segundo o jornal neerlandês De Telegraaf). Dois homens, um deles com um passa-montanhas, foram vistos a abandonar o bar, ambos com as mãos no ar. Um dos homens foi algemado pela polícia. O outro seria o último refém, depois de três jovens, todos vestidos com a indumentária do bar, terem sido libertados pouco antes.
Segundo a Reuters, a polícia evacuou 150 casas na área em torno do local do ataque. As autoridades avançaram ainda que o suspeito, que já era conhecido da polícia, ameaçou os reféns com facas. Não há, para já, indícios de motivações terroristas.
Várias unidades especiais foram enviadas para o local e a polícia pediu aos moradores que não se aproximassem da zona.
O caso aconteceu num edifício no centro da cidade, num bar local chamado Petticoat, avançou o De Telegraaf, citando várias fontes anónimas. O principal suspeito era um homem que entrou no bar esta manhã, alegadamente armado e na posse de explosivos.
O Petticoat fica na Nieuwe Stationsstraat — em tradução literal para o português, Rua da Nova Estação — e estaria prestes a fechar portas quando o homem entrou no estabelecimento e fez reféns, ameaçando fazer-se explodir. O proprietário do bar não estava no local e confirmou que alguns dos funcionários estavam no edifício.
O alerta foi dado às seis da manhã, duas horas depois da hora habitual para o fecho do bar, que na altura já não teria clientes no interior. O bar tinha recebido esta noite um evento com música holandesa e techno.
Notícia corrigida às 17h19: apenas um homem manteve reféns no bar.