Estudantes universitários consternados com extinção do Ministério do Ensino Superior

A Associação Académica da Universidade de Lisboa pede a desintegração do Ministério da Educação e a manutenção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

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Estudantes universitários consternados com extinção do Ministério do Ensino Superior MATILDE FIESCHI
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A Associação Académica da Universidade de Lisboa manifestou a sua consternação com a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, considerando que constitui "um passo atrás" na valorização da economia do conhecimento e do ensino superior.

Numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, a direcção-geral da associação, que representa os interesses colectivos dos mais de 52 mil estudantes da maior universidade do país, apela à desintegração do anunciado Ministério e à manutenção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Expressando a sua "enorme consternação", os estudantes defendem não ser possível "um ministro só, independentemente da sua qualidade política individual ou dos secretários de Estado na sua tutela, conseguir gerir de forma reformista esta área da governação tão importante, em paralelo com diversas pastas desafiantes, assim enquadradas num "superministério"".

Apesar de concordar com a necessidade de "uma estratégia nacional concertada para a Educação", a Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) considera que "os diversos ciclos de ensino em Portugal necessitam de uma resposta personalizada aos diversos problemas que existem".

"Mais ainda, tememos que a fusão destes dois ministérios poderá impactar severamente a capacidade de o Governo proceder às reformas necessárias no nosso Ensino Superior", realça a associação na carta divulgada através de um comunicado.

No seu entender, o país não pode ter um Governo que não veja a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e a reformulação do modelo de Acção Social como prioridades ou que "se atrase o debate relativo ao actual modelo de financiamento do Ensino Superior".

"O Ensino em Portugal atravessa enormes dificuldades. O Governo que em breve irá tomar posse enfrenta perante si enormes desafios. Dizem que os jovens são o futuro, mas o futuro não se constrói sozinho. Por isso, é premente investir num Ensino Superior acessível a todos", realça.

Para a associação académica, "é premente honrar o compromisso anunciado ao longo da campanha eleitoral de dar prioridade a esta área", que preconiza a formação dos jovens com o intuito de alcançarem "o progresso" que tanto almejam.

Defende ser também urgente honrar "os compromissos assumidos para com as instituições de Ensino Superior e de dar a valorização que esta área crucial para o futuro de Portugal necessita".

O economista e ex-secretário de Estado Adjunto da Administração Interna Fernando Alexandre foi a escolha de Luís Montenegro para a pasta do "superministério" que junta educação, ciência e ensino superior.