Despesa com medicamentos nos hospitais do SNS aumentou quase mil milhões de euros em 11 anos
Em mais de uma década, subida é de 92%. No ano passado, custos ascenderam a 1959 milhões. Aumento “é expectável”, mas a este ritmo é “insustentável”, defende líder dos administradores hospitalares.
No ano passado, a despesa com medicamentos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ascendeu a 1959 milhões de euros. O valor quase duplicou, aumentando 941 milhões de euros, no espaço de 11 anos. Em 2012, as unidades de saúde gastaram 1018 milhões de euros. O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto, defende a criação de uma estratégia que avalie o valor real dos medicamentos na qualidade de vida dos doentes e acordos de partilha de risco com a indústria farmacêutica. “Está tudo por fazer nesta área”, lamenta.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.